Seguidores

sábado, 31 de agosto de 2013

A verdadeira identidade da alma que mente



“É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gêneses 3.4-5)

O pecado invade o Éden por meio da mentira, característica essencial de Satanás. “Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44).

Manipular, frustrar, destruir o ser humano são algumas das consequências da mentira. Se “a verdade liberta” (Jo 8.32), então a mentira aprisiona.
Quando se mente, normalmente é para tirar vantagem e/ou esconder alguma realidade. E, por mais que se queira racionalizar ou justificar o porquê de tal procedimento, a Bíblia mostra-se enfática e taxativa: “Seja a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37).

É de estremecer tal exortação de Cristo. Mentira é mentira! Se você alega não dizer a verdade para poupar a pessoa do seu erro já começou a mentir para si próprio. No Reino de 

Deus tudo é feito às claras. Nada debaixo do tapete. É assim que vencemos o príncipe das trevas, trazendo tudo à luz, pois ele não suporta a verdade.

Quando assumimos a postura de dizer sempre a verdade iremos ceder menos às tentações, pois invariavelmente a mentira vem acompanhada de outros pecados – inveja, intriga, adultério, roubo, etc.

Se não há verdade, não pode haver manifestação da justiça, pois ela se alicerça no princípio daquilo que é certo, se não há justiça há manipulação; a manipulação aprisiona o outro numa realidade irreal; onde há prisão há culpa; a culpa gera o medo; o medo a fuga; a fuga te distancia da paz…
Como pode haver felicidade dentro de um coração farsante? É impossível.

Assumir o erro requer coragem, preços são cobrados e certos enfrentamentos se fazem necessários, mas muito pior é mentir.
Quem é você? Uma alma redimida pelo Espírito de Cristo ou um mero projeto refletido nas máscaras e discursos de uma falsa fé?

Enquanto houver mentira não há restauração divina e nem novo nascimento. Ser transparente, portanto, é refletir a imagem divina; ser mentiroso é fruto da malignidade, é ser filho(a) do próprio mal (João 8:44). 

Referência: Pr. Reinaldo Ribeiro 
http://www.reinaldoribeiro.net/news/a-verdadeira-identidade-da-alma-que-mente/

2 comentários :

  1. É verdade. Mentira sempre é mentira e não há meio termo ou "mentira santa"

    PAz em Cristo

    http://ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    https://pt-br.facebook.com/ezequiel.dominguesdossantos.7

    Ezequiel Domingues dos SAntos

    ResponderExcluir
  2. A mentira tem pernas curtas, cedo ou mais vamos ter o resultado da mentira... Fique na paz.

    ResponderExcluir